1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Guaratinga

Guaratinga realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação neste sábado (20)

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
15/08/2022 às 12h05

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em crianças e adolescentes será neste sábado, dia 20 de agosto, em Guaratinga. Todos os postos de Saúde (Antônio Costa, Vianão e Novo Horizonte) estarão abertos, além de um posto extra na sede da Primeira Igreja Batista, com horários de funcionamento das 8h às 13h.  

A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada por um vírus, que pode infectar crianças e adultos. A doença ataca o sistema neurológico afetando o corpo inteiro e pode causar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção da doença.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite tem como foco crianças menores de 5 anos. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 95% dessa faixa etária e atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. 

A baixa cobertura vacinal contra a poliomielite nos últimos anos preocupa especialistas, pois a doença tem certificado de erradicação no país desde 1994. Em 2015 a cobertura vacinal contra a poliomielite no Brasil foi 98%, que é a cobertura ideal. No ano passado, ou seja, em 2021, o percentual ficou abaixo de 70%. 69,9%, isso sim é perigoso, porque há chance real da volta dessa doença, que não só paralisa, mas também pode matar.