1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Guaratinga realiza palestra de prevenção ao Novembro Azul

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
25/11/2021 às 12h24

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Os números de câncer de próstata no Brasil são alarmantes, na linha de diagnóstico é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Para combater esse mal, a realização de exames periódicos aumenta as chances de cura  do paciente. Infelizmente, o preconceito tem sido um dos principais obstáculos para que muitos homens deixem de realizar o exame de toque que contribui para os riscos da doença.

 

E para combater esse tipo de preconceito são realizadas ações como o Novembro Azul, fundamentais para quebrar tabus que ainda impedem os homens de cuidar da saúde.

Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Saúde Guaratinga realizou na manhã desta quarta-feira (24), uma palestra com o clínico geral, Dr. Ênnio Max, sobre a saúde do homem. O evento foi realizado no auditório do Sispug Sindicato.

Uma das pessoas presentes foi a prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas (DEM), que deu um depoimento sobre o seu marido que anualmente fazia esse exame, tomava regularmente medicamento e um dia detectou precocemente o aumento da próstata. Ele iniciou o tratamento e não teve a necessidade de realizar cirurgia. Ela deixou um recado para os presentes.

“Que vocês prestem bastante atenção na palestra, que vocês tenham cuidado, que se a gente cuida cedo, que se a gente vai no médico, eu vejo que muitos  tem medo do toque, então vocês acabem com isso, sigam o exemplos das mulheres que fazem exames periódicos, que vocês peguem isso como exemplo e passem a cuidar de vocês”, destacou.

Na oportunidade foi realizada a marcação dos exames preventivos de PSA (Antígeno Prostático Específico) que ajuda a identificar o câncer de próstata, através de uma simples coleta de sangue. O exame identifica possíveis alterações em uma enzima produzida pelas células da próstata, que podem indicar um tumor associado ao câncer.

 

O Secretário Municipal de Saúde, João Rander Alves Castro também falou sobre a importância da realização dos exames para prevenção do câncer de próstata.  

“Hoje é um dia importante para relembrar aos homens o quanto é fundamental a prevenção, a cuidar dos exames, de ir ao médico. Hoje nós temos grandes dificuldades em realizar procedimentos cirúrgicos, estamos com uma demanda alta. É uma data para relembrar o quão é importante a prevenção por parte dos homens, a resistência que os homens têm. As mulheres se previnem muito mais, 90% mais que o homem”, ressaltou o secretário.  

 

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 90% dos casos de câncer de próstata têm cura quando diagnosticados precocemente. Outro alerta importante é que o exame de PSA pode ser realizado durante todo o ano de forma gratuita pelo município, conforme a demanda. Para marcar o exame de sangue, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e se consultar com o médico, que fará o encaminhamento do PSA.