1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo

Guaratinga realiza campanha de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
08/07/2021 às 12h04

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Dados do Disque 100 revelam que, só no primeiro semestre deste ano, foram registrados mais de 33,6 mil casos de violência contra idosos no país. E para enfrentar esse tipo de violência, a prefeitura de Guaratinga por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) realizou a “Campanha Junho Violeta” de proteção das pessoas com 60 anos de idade ou mais.

Entre os tipos de violência mais comuns contra o idoso estão: violência física, abandono e/ou negligência, autonegligência por conta do próprio idoso, violência psicológica, violência sexual, abuso econômico-financeiro e patrimonial que acontece quando alguém tenta usufruir ilegalmente dos bens da pessoa idosa.

Durante o mês de junho, foram desenvolvidas ações nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde do Novo Horizonte, Vianão e Antônio Costa e também na sede do CRAS com entrega de panfletos informativos à população.

“O objetivo da campanha foi despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo. com o início da Pandemia em 2020, houve aumento expressivo do número de denúncias de Violência contra a Pessoa Idosa”, disse Adlin Rita, assistente social do CRAS.

Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis, é crime. A violência contra idosos pode ser definida como qualquer ato, ou ainda a ausência de uma ação, que cause danos ou incômodo à pessoa idosa. Estão entre os casos mais comuns os abusos físicos, abandono, negligência, abusos psicológicos, abusos financeiros e abusos sexuais.

A violência contra idosos pode ser denunciada gratuitamente pelo Disque 100 ou Disque 190 da Polícia Militar.