1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo

Prefeitura e Bombeiros realizam mapeamento da Cachoeira do Bel Preto em Guaratinga

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
12/02/2021 às 06h52

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Grupamento de Bombeiros Civis (S.T.A.R.T. FIRE) juntamente com a secretária de juventude, cultura, esporte e lazer realizou um levantamento neste final de semana da Cachoeira do Bel Preto, localizada no Parque Nacional do Alto Cariri, há 15 Km de Monte Alegre.

De acordo com a secretária de juventude, cultura, esporte e lazer, Elisangela Ramos, a visita teve como objetivo conhecer a área e elaborar um parecer técnico que servirá de guia para os turistas e esportistas que desejam conhecer a cachoeira que possui cerca de 280 metros de altura.

“A gestão de Marlene está focada no turismo ecológico, por isso estamos levantando e mapeando as rotas de acessos as diversas cachoeiras existentes no município. Começamos pela Cachoeira do Bel Preto neste final de semana. Convidamos os Bombeiros de Civis de Porto Seguro para termos um respaldo técnico de rotas de acesso, distância, pontos que precisão de sinalização, entre outros, para trazer o maior conforto e segurança para aqueles turistas que desejam fazer rapel ou simplesmente conhecer essa cachoeira, que é considerada uma das maiores do Brasil”, contou a secretária.

A inspeção começou no sábado (6) onde foram identificadas as estradas que dão acesso a cachoeira. No domingo (7), o levantamento continuou com o mapeamento da trilha que leva a parte superior da cachoeira e a verificação dos pontos de segurança instalados para a prática do rapel na cachoeira.

A chefe do grupamento de bombeiros civis, Delza Lopes dos Santos, agradeceu a gestão por voltar os olhos para o turismo. “O Bel Preto tem uma vista linda, é inexplicável. Parabéns a gestão que está buscando desenvolver o município com o turismo ecológico. Guaratinga tem riquezas naturais encantadoras e no que puder nosso grupamento estará disponível para ajudar”, revelou Delza.

A visita técnica contou com a participação de 12 pessoas entre elas: o guia voluntário - Arivaldo Medina, de Maristela moradora de Monte Alegre que realizou o suporte, do Professor Everton, do grupamento de bombeiros civis e da equipe da secretaria de juventude, cultura, esporte e lazer. A inspeção contou ainda com o apoio da Vereadora Simone Almeida, da Secretaria de Governo e da Prefeitura Municipal de Guaratinga.

CLIQUE ABAIXO E VEJA O RELATÓRIO DE RECONHECIMENTO DE CACHOEIRA: