1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo

Incêndio atinge vegetação e queima 40 hectares em Guaratinga

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
13/03/2021 às 17h05

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de vegetação desde a tarde de quinta-feira (11) às margens da BA-283, próximo a Guaratinga. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, o incêndio tem características de ação criminosa e já queimou aproximadamente 40 hectares.

"O tempo quente e seco, além do vento forte na região, ajudaram na propagação do fogo intenso durante dois dias. Na manhã deste sábado, o corpo de bombeiros conseguiu controlar as chamas", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Juvenil Dias.

Cerca de cinco Bombeiros Militares foram deslocados de Porto Seguro para dar suporte no combate ao incêndio. A Veracel Celulose encaminhou um caminhão pipa com capacidade de 20 mil litros de água para ficar à disposição do município.

Empresas provedoras de internet, que tiveram cabos de fibras óptica atingidos pelas chamas, ajudaram a conter o fogo. Uma equipe da infraestrutura também esteve no local com uma máquina retroescavadeira e uma motosserra abrindo caminho na mata para os bombeiros.

"Fizemos a contenção do avanço do fogo na mata, construímos aceiros e estamos extinguindo pontos isolados de incêndio. Agora vamos começar o monitoramento de pontos de calor", disse o chefe dos bombeiros, Capitão Enrico.

A Secretaria de Meio Ambiente registou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Guaratinga. Revelou ainda que será feito um levantamento sobre os danos ambientais causados na área e os responsáveis serão multados. Fazendeiros e empresas atingidas pela ação do fogo também poderão registrar um boletim de ocorrência e procurar ressarcimentos pelos prejuízos.