1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo

Vigilância sanitária de Guaratinga coleta amostras para análise de água distribuída pela EMBASA

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
24/03/2021 às 12h17

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Vigilância Sanitária de Guaratinga é responsável pelo monitoramento da qualidade da água para consumo humano distribuída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Nesta terça-feira (23) foram coletadas 11 amostras em diversos pontos da cidade e enviadas para análise microbiológica no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN - BA) em Salvador.

As coletas foram realizadas na rede de distribuição, ou seja, antes de chegar aos domicílios e estabelecimentos. A análise não era feita há cerca de um ano em Guaratinga, chegando o município a ser notificado pelo Ministério Público.

Segundo a Coordenadora Municipal da Vigilância, Diana Jardim, para voltar a fazer a análise regular da água, os agentes da vigilância do município receberam um curso de reciclagem no início do mês de março no auditório do Sisug Sindicato.

“A gestão Marlene Dantas preocupada com a saúde da população promoveu uma capacitação dos agentes para atualizar alguns métodos de análise e também controle de doenças, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde (NRS Extremo Sul). Eles já estão atualizados sobre os novos procedimentos”, destacou a coordenadora.

A ação de coleta faz parte do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) regulamentado pelo Ministério da Saúde e que estabelece a análise de parâmetros físico-químicos e microbiológicos para garantir à população o acesso à água de qualidade com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação federal vigente (PRC n° 5/2017, Anexo XX).