1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo

Guaratinga compra 11 toneladas de alimentos da agricultura familiar para as famílias carentes e hospital

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
24/05/2021 às 14h37

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, iniciou a compra de alimentos de agricultores de Guaratinga que será distribuído durante 4 meses as famílias com vulnerabilidade social atendidas pelo CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e ao Hospital Joana Moura.

Com a pandemia, o Ministério da Cidadania criou o PAA Emergencial e destinou o valor de aproximadamente R$ 54 mil para Guaratinga realizar a compra de alimentos de produtores rurais locais até o mês de agosto de 2021. Os valores pagos ao agricultor são depositados em uma conta individual pelo próprio Governo Federal de acordo com a entrega dos alimentos.

Segundo o coordenador do PAA, Wallasse Dias Figueiredo, as duas entidades escolhidas estão ligadas diretamente com os efeitos da pandemia. “Fizemos uma reunião com os 17 agricultores, que vão fornecer os produtos, onde ficou definido que o CRAS que acompanha famílias com vulnerabilidade e que com a pandemia a situação se agravou e o Hospital Municipal Joana Moura que atende 24 horas pessoas com Covid, entre outras emergências, iriam receber as cerca de 11 toneladas de alimentos do PAA Emergencial, disse.

O programa permite que a Prefeitura compre alimentos dos pequenos produtores inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com dispensa de licitação, obedecendo ao limite orçamentário, e doe para entidades socioassistenciais.

O agricultor interessado em se inscrever no PAA deve comparecer na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, portando CPF, RG, comprovante de residência e a DAP – Declaração de Aptidão ao PRONAF. A secretaria fica localizada na rua Nova, N° 36, no centro da cidade e funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h.