1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Guaratinga

Educação de Guaratinga avança nos resultados do IDEB

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
26/10/2022 às 22h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


De acordo com os dados divulgados em setembro/2022 pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a Educação em Guaratinga consegue avanços significativos. Os resultados são apontados tanto nos anos Iniciais (1º ao 5º ano) quanto nos anos finais (6º ao 9º ano).

O IDEB tem o objetivo de medir a qualidade do ensino nas escolas públicas por meio da aplicação de provas a cada biênio para alunos do 5º ano do ensino fundamental (anos Iniciais) e do 9º ano do ensino fundamental (anos finais). A última avaliação foi no ano de 2021.

Nos anos iniciais, os dados da educação de Guaratinga passaram de 4,3 em 2019 para 4,6 em 2021. Já no Ensino Fundamental II - Anos Finais, foi alcançado a nota 3,6, onde em 2015, 2017 e 2019 se mantendo com nota de 3,5. Dentre os municípios da Costa do Descobrimento, Guaratinga obteve índice superior às cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Belmonte, Itabela, Itapebi e Itagimirim, se igualando à Santa Cruz Cabrália com a nota de 4,6.

Entre as unidades de ensino do município, a Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães do povoado de Barra Nova foi a melhor, ultrapassou a meta projetada de 4,1 e alcançou a nota de 4,5.

“Apesar da pandemia, não houve queda ou estagnação no desenvolvimento da educação em nossa Guaratinga. Isso mostra o compromisso da gestão com nossos alunos, através do empenho da equipe da secretaria com os profissionais da educação do município que adotaram medidas para proporcionar ensino remoto de qualidade e retorno seguro das atividades escolares”, parabenizou a prefeita Marlene Dantas.

O Secretário de Educação Gledson Pereira destacou que o resultado obtido no Ideb é fruto da realização de diversas ações para alcançar esse avanço como: Elaboração do Programa de Atendimento ao Aluno (PAA) com a finalidade de melhorar a aprendizagem do educando, discursões coletivas com as equipes diretivas e os docentes de todas as escolas; debatendo as ações necessárias para elevar o IDEB do município, busca ativa de alunos que não estavam participando das aulas remotas, aplicação de simulados, encontros pedagógicos, entre outros. Houve ainda investimentos na infraestrutura das unidades escolares proporcionando melhor ambiente para aprendizado. Somente na atual gestão, foram realizadas reformas em 10 escolas, das 25 do município. Além da aquisição de mobiliários para algumas delas. “Nós estamos felizes, pois mesmo em tempos de pandemia conseguimos avançar no resultado, agradeço e parabenizo a Equipe da Secretaria, todos os profissionais da educação e de forma especial os professores. O trabalho em equipe foi fundamental para darmos este importante passo na educação municipal”, salientou o Secretário.