1649

Prefeitura Municipal de Guaratinga

Pular para o conteúdo

Gastronomia, artesanato e ciclismo atraem turistas nos festejos de 60 anos de Guaratinga

Fonte: ASCOM - Prefeitura de Guaratinga
30/08/2021 às 11h32

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


As comemorações aos 60 anos de Guaratinga tiveram sua abertura na feira Gastro-Artes na Praça 31 de Agosto na tarde de sábado (28). Em sua primeira edição reunindo artesanato, gastronomia e apresentações culturais, a feira contou com mais de 40 expositores locais, atraiu um grande número de visitantes e deixou uma ótima impressão.

O local escolhido para receber as exposições de bordados, acessórios, produtos caseiros de higiene pessoal, plantas, brinquedos, livros para crianças, além de apresentações de samba de couro, capoeira e muita culinária durante dois dias foi a Praça 31 de agosto por ser um local histórico onde, segundo relatos de moradores antigos, está sepultada Maria da Conceição, fundadora do município.

“A palavra é gratidão. O projeto foi planejado com muito carinho buscando dar visibilidade a essas pessoas criativas e empreendedoras do nosso município durante a festa da cidade. E nossa ideia é expandir agregando ainda mais a participação de povoados e assentamentos”, disse Elisangela Ramos, secretária de Juventude, Cultura e Esporte.

No domingo o 4º Passeio Ciclístico de Guaratinga movimentou a cidade trazendo 205 atletas de 13 cidades diferentes para percorrer um circuito de 38 Km passando pela Pedra do Oratório, Córrego do Algodão com destino ao Sítio Efraim. Com direito a café da manhã e churrasco. Devido ao grande número de participantes, o local de largada que estava marcado para ser na Loja Maçônica no centro da cidade foi transferido para o Centro de Treinamento da Igreja Batista no Bairro Vianão.

Para o ciclista Herlan Ribas de Jucuruçu, o percurso idealizado pelo guaraninguense Gilmar Almeida com o apoio da Prefeitura de Guaratinga foi difícil. “Vim participar desse desafio, pois as pedaladas organizadas por Gilmar são diferenciadas. Quem conhece sabe que ele não coloca trilhas fáceis, mas foi show de bola”, relatou o atleta.

A prefeita Marlene, juntamente com os secretários, participou dos eventos e destacou não deixar uma data tão importante para o município passar despercebida. “Devido a pandemia não pudemos realizar festas, mas buscamos iniciativas simples como essas que também movimentam a cidade e ajudam no comércio local”, justificou.

Também no domingo aconteceu a Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz, ministrada pelos padres Vanderlei, Marco, Danilo e Dilson. Ao final da celebração, foi contada a história da criação do município onde a fazendeira Maria da Conceição deixou um testamento doando suas terras a Nossa Senhora da Conceição, de quem era devota. E a história do Frei Angélico que pintou a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Arte Déco no ano de 1967, sendo hoje um patrimônio cultural e turístico do município.